O escritório open space é um conceito da arquitetura que tende a crescer cada vez mais, em especial pós-pandemia. Principalmente porque gera mais segurança para as pessoas dentro do ambiente profissional e ajuda a oferecer um distanciamento.

Apesar de não ser um conceito novo, pois existe desde os anos 50, é pouco conhecido no Brasil.

O que é escritório open space?

Na tradução direta, open space significa espaço aberto. E o conceito tem exatamente isso como base: criar um espaço aberto e arejado, sem paredes ou divisórias. Com isso, apresentamos o primeiro ponto positivo e seguro:

Vantagem desse formato

Com um escritório open space há mais segurança em relação à propagação de vírus e bactérias. Assim, a equipe fica mais protegida de doenças infectocontagiosas.

União da equipe e clima organizacional

Outro fator importante é que sem as divisórias entre um funcionário e outro há mais igualdade, o que aumenta a produtividade e a união entre a equipe.

Dessa forma, também é possível melhorar o clima organizacional, diminuindo a competitividade entre as pessoas, e os funcionários podem ter mais convivência entre eles. Em um ambiente aberto e com o time integrado, é menos comum ter uma conduta ruim de um membro.

Leia mais: Escritório de arquitetura em São Paulo: Conheça 7 diferenciais da Facilitando

Diferentes pontos de vista

Dentro de um escritório open space abre-se o espaço, também, para a oportunidade de melhorar o trabalho quando o assunto exige diferentes pontos de vista, e uma equipe integrada pode oferecer isso.

É importante lembrar que os funcionários também são consumidores, por isso permita que eles possam opinar, assim como mostrar que são ouvidos dentro do ambiente de trabalho.

Inovação e mobilidade

Passar muito tempo em um espaço que não sofre mudanças pode parecer monótono e afetar, principalmente, a produtividade das pessoas. Nesse caso, algumas mudanças rotineiras, mesmo que pequenas, são importantes e dão um ar de inovação ao ambiente.

E com esse conceito é possível realizar alterações com muita facilidade e de forma simples. Além disso, garante-se mais economia e bom aproveitamento de todo o espaço disponível.

No caso dos gestores, é perceptível uma maior eficiência e praticidade no momento de tomar decisões e fazer análises. Ainda, o escritório open space permite um clima menos formal de tratamento entre as pessoas, tornando o diálogo mais fácil.

Projeto do escritório

Para que o escritório open space funcione como descrevemos acima, é preciso que seja bem projetado. O ambiente deve ter boa acústica e ventilação, além de uma iluminação correta.

Uma dica para esse projeto é utilizar o piso elevado, que pode ser modificado totalmente no espaço e ainda personalização para ambientes corporativos, com uma manutenção econômica.

Outra ideia é utilizar o forro modular, que pode ser encontrado em diversos materiais, em versões mais baratas e/ou mais sofisticadas, usado no isolamento do som. O importante, também, é contar com uma empresa especializada que possa realizar a obra considerando todas as necessidades da companhia.

Esperamos que essas vantagens e dicas possam ajudá-lo no seu projeto de escritório open space e determinar se é o mais adequado para a empresa e a equipe.

Share This